terça-feira, 7 de junho de 2011

Novo Tempo


Nieuve Neto
Analista sênior Trade Marketing Martins
 “No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
 No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver...”
É incrível como uma canção no auge dos seus mais de 20 anos, composta por Ivan Lins e Vitor Martins, se apresenta tão atual. Quero usá-la para compararmos com o varejo brasileiro.
 Entra dia e sai dia, o varejo sofre com a dinâmica e a volatidade dos novos tempos, seus castigos e seus perigos. Por isso, o varejista nunca descansa. São muitas as variáveis que ele deve acompanhar diariamente. Há momentos em que é pego pelos aspectos tributários, em outros por questões trabalhistas, hora pela gestão ou falta dela, pela internet, pelos concorrentes com modelos sofisticados de atuação, enfim, é uma luta árdua para sobreviver. Essa é a vida de quem atua no comércio. Quem irá socorrê-lo?
 Para responder a essa pergunta, o varejista terá que fazer uma profunda reflexão. No entanto, ele precisa deixar para trás velhos habitos, atitudes válidas para o passado mas que pouco servem para os dias atuais. Quando isso acontecer, enxergará de imediato quem foram, são e serão os parceiros prontos para ajudá-lo a sobreviver. Para isso, é necessário coragem, pois sair da zona de conforto é preciso.
 Deixo uma dica: fazer isso por livre e espontânea vontade, porque mais ou menos dia, ele viverá uma nova “praga”. Se você, empresário do varejo, está aqui no site lendo esse texto, é porque já saiu desta condição e devo parabenizá-lo! Mais do que isso, descobrirá que o Martins, por meio da Universidade Martins do Varejo, sempre esteve ao seu lado. Foram milhares de projetos desenvolvidos, transformações realizadas, pessoas treinadas, sonhos concretizados.
 Aproveite a Universidade Martins do Varejo que, como a canção de Ivan Lins, está há mais de 20 anos levando conhecimento aos que querem realmente mudar. Navegue no portal, seja curioso, leia as notícias, escreva contando as suas experiências, conte o que deu certo, o que foi preciso mudar, se manifeste e contribua para que outros varejistas deste imenso país possam também crescer e se desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário